top of page

Você precisa EXPECTAR o melhor!


Recentemente estava preparando uma palestra para empresários e profissionais liberais, e um dos pontos que inclui no conteúdo foi sobre da importância de termos uma expectativa positiva. Ao pesquisar mais sobre a origem desta palavra, descobri que ela não vem do verbo esperar, e sim do verbo expectar. Além de descobrir uma nova palavra, fiquei impressionado com o seu significado, quero compartilhar com você sobre isso neste artigo.

Expectativa é muito mais do que esperar que algo aconteça. Esperar é uma ação passiva, distante e desengajada da ação ou do resultado esperado. Esperar coloca você na posição de observador e receptor de algo que outra pessoa vai fazer ou que uma coisa venha acontecer. Enquanto isso não acontece, você simplesmente espera.

Expectativa, por outro lado, significa uma espera ativa, participativa e engajadora. Expectar coloca você na posição de realizador, colaborador e participante totalmente engajado no sonho esperado ou resultado desejado.

Para compreender melhor o significado deste maravilhosa palavra, lembrei-me que em Inglês, expectar é o verbo usado para uma mulher que está grávida, esperando bebê, ou melhor, expectando bebê. Ela não simplesmente espera que um dia o bebê chegue a este mundo. Ela está totalmente envolvida fisicamente e engajada emocionalmente até dar a luz a seu futuro filho ou filha

Portanto, o expectar envolve 4 princípios importantes: Gerar, Nutrir, Proteger e Dar à luz.

Gerar

Assim como o bebê é o resultado da fecundação de 2 sementinhas, uma masculina e outra feminina, toda ideia é também o resultado da união de um pensamento externo chamada ideia que se une com uma outra semente interna, outro pensamento, e juntos se transformam em um novo pensamento, uma nova ideia. É assim que as invenções, projetos, negócios, produtos, relacionamentos e sonhos do futuro são criados. Uma vez gerados, eles começam a crescer dentro de nós. Esta experiência cria em nossa mente e coração um sentimento novo, prazeroso chamado expectativa.

Nutrir

Para que uma ideia ou possibilidade possa crescer e tornar-se realidade, é preciso que seja nutrida. Da mesma maneira que a mãe gestante alimenta e nutre o bebê que está sendo gerado, assim também você precisa nutrir aquilo que você está expectando. É de grande importância você alimentar a sua mente com boas ideias, provenientes de bons livros, palestras, cursos, artigos, filmes e conversas. Cuidado com alimentos nocivos como medo, negativismo, incredulidade, dúvida e murmuração. Eles tem o histórico de matar a expectativa de milhões de pessoas em todo o mundo.

Proteger

Uma das maiores responsabilidades de uma gestante é proteger seu bebê de possíveis quedas, traumas ou lesões. Qualquer problema de saúde ou acidente com a mãe pode colocar em risco a vida da criança que está formação. Igualmente, você precisa se proteger de circunstâncias e de pessoas que possam roubar, matar ou destruir suas ideias, planos e sonhos que está expectando acontecer. Não permita que esses “ladrões de sonhos” venham assassinar e abortar suas lindas ideias, antes mesmo delas nascerem.

Dar à luz

Depois de nove meses de gestação a mulher grávida tem um último passo antes da chegada do tão esperado bebê: dar à luz. É de consenso geral que esta etapa, o parto é a mais dolorosa de todas. É o momento em que o bebê sai do aconchego e conforto da barriga da mãe e entra ao mundo para viver, crescer e cumprir o seu propósito de vida.

Semelhantemente, aquilo que você está aguardando com expectativa, um dia chegará a este mundo e irá acontecer. É bem provável que você passe por algumas dores de parto antes de dar a luz, porém a alegria da realização do sonho em muito supera a longa espera e o preço pago para que o esperado e expectado transforme-se em efetuado e realizado!

Chegou a hora de você EXPECTAR o melhor para sua vida, casamento, família, profissão e negócios.

Expecto que você tenha uma Vida com Sucesso!

Mário K. Simões

Escritor e Palestrante Internacional, Coach e Mentor

Cadastre-se no site e receba um presente!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page